quarta-feira, 25 de julho de 2007

...::: Marrakech #3 :::..

Aiiiii como eu sofro….ok, não sofro assim tanto (até porque temos sido abençoados com uns meros 40 graus nestes dias…feito quase inédito em Marrakech e em Julho….ahhh e com ventinho…hilariante hã?!)

Sei que tenho muito para contar por isso, agarrem-se bem e aqui vamos nós….

Pronto podem baixar as expectativas também não vivo numa feira popular…Ordem de trabalhos:

Couscous da Madame Kanza

FENOMENAIS…é que estavam mesmo bons, até parece que a mulher faz aquilo desde que anda…lol…foi um dia totalmente inesquecível, claro que as mulheres almoçaram num local da casa, o único senhor (pai da Muna) almoçou junto com as crianças na sala…nada de misturas….hehe…mas bebés vocês sabem o tempo que os verdadeiros couscous levaram a fazer…sentem-se e se sofrem do coração tomem já um calmantezinho…ora bem, começamos as 10h30 com ramelas ainda agarradas aos olhos (pelo menos as 2 “tugas” que por lá andavam, já que as marroquinas estavam acordadas desde sei lá eu que horas…) e almoçamos por volta das 14h…e não se riam pois isto de piada não tem nada, ainda para mais porque eu estou habituadinha a comprar refeições congeladas e que só requerem 10/15 min num microondas…escrevemos tudinho da receita, todas as nativas gozaram com esse aspecto, devem pensar que somos doidas por escrevermos a receita dos couscous,lol…loucas são elas de fazerem isto todas as sextas-feiras!!

A vidinha em Marrakech…

Pois que corre muito bem obrigada, já andei nos Souks mas ainda não tirei fotos, quem já cá esteve sabe que é complicado tirar fotos na rua, ou nos pedem dinheiro por isso ou é completamente de loucos…meninas das danças, prometo tirar muitas fotos para vos mostrar, não desesperem…

Palais Badii (que fica dentro da Medina de Marrakech)

Pois que fomos lá sim senhor, como boas “intelectualoides” que somos, LOLL…é giro aquilo, basicamente são ruínas, gostei! Não que perceba muito disso mas foi bastante agradável, estava um calor de loucos e quando começou a chover não melhorou muito…mas pronto. No palácio (diga-se que um palácio em ruínas perde um pouco o encanto dos filmes da Disney…mas é que temos) ainda estavam montadas as infraestruturas do Festival de Artes Populares de Marrakech…para mim foi a parte mais gira, consegui perceber a forma como eles montam os palcos, plateias e afins….pois a menina pede desculpa mas já não consegue olhar para esse tipo de coisas com olhos de mero espectador… aqui ficam uma fotozinha do palácio so para sentirem o enquadramento…


A menina já tem a parabólica a funcionar…

…pois que é verdade, lol… a M.K. chamou cá o Sr. Dr. das parabólicas e já “funcemina” já tenho mais que os 3 canais ao que estava habituada…agora tenho uns….BUÉSSSSSSSSSSSSSSSSS…inclusive a RTP internacional, ou seja agora sim sou uma verdadeira “tuga que vive fora”…LOLL…e para minha alegria (e vossa inveja eu sei…) eu posso ver algo que vocês pagariam para verem…. Sabem o que é?? sabem o que passa na RTPI?? A belíssima…a hilariante…a original…a inesquecível novela “OS OLHOS DE AGUA”************** sem comentários daqui em diante em relação a este assunto**********

Festival de Artes Populares de Marrakech

Pois que é giro sim senhor, pois que mobiliza toda a cidade vermelha, pois que leva dezenas de pessoas as ruas…pois que é e loucura…isso tudo e mais umas cenas não tão giras assim…Quem já veio a Marrakech conhece de certo a praça 16 de Novembro, coladinha a um dos Mcdonald´s da cidade, essa praça é um palco do festival, temos animações variadas…danças, musicas, etc. …até aqui fenomenal…giro…nada de estranho…a parte chata vem quando a animação acaba e o pessoal começa todo a fazer a grande avenue Hassan II de regresso as suas casas ou sei lá eu onde…só para vos situar antes de contar o hilariante episodio, não se vêem só homens nas ruas, como podem pensar, homens, mulheres, crianças…turistas, marroquinos…etc. de tudo…e começamos a olhar pelo canto do olho, para as árvores que “enfeitam” a avenida e apercebemos que vários homens fazem aquilo de casas de banhos…ok…não são assim tantos que nos levem a loucura, mas acreditem que são os suficientes para nós repararmos e percebermos que aquilo é um padrãozinho…e perguntam-me vocês “why?”…pois que não sei…a menina só vive cá faz agora umas 3 semanas, acho que para perceber estes fenómenos mais tempo é requerido!!

Luzes de Natal na Avenue Mohamed VI

Descobri o “busílis da questão”…contextualizando, esta avenida esta repleta de decorações luminosas, que para qualquer não-muçulmano são vistas como decorações natalícias, aquilo parece a baixa no dia 23 de Dezembro…claro que sem a maior árvore de Natal da Europa, mas não sei se já não terão pensado nisso…e isto deve-se ao facto de aquela avenida (que tem cerca de 12km) ser de passagem obrigatória para o Rei (quando vem a Marrakech) se dirigir á sua residência oficial…e agora vocês perguntam “Então as luzes só estão colocadas ou até mesmo ligadas quando o rei esta em Marrakech?” e eu respondo “ Noutro país claro, em Marrocos não…as luzes estão sempre colocadas e ligadas. Não sei se para poupar trabalho ao funcionários locais ou se o pessoal tem medo que o Rei um dia decida vir para Marrakech e que com as luzes apagadas não saiba o caminho da Residência…” mais conclusões sobre este assunto em post futuros se assim for necessário…LOLLLL

Fiquem por aqui que eu também ;)

Sem comentários: