Olá bebés,
Então como estão? Cheios de saudades não é? Pois que estejam porque eu estou muuuuito bem e não me apetece nada ir embora (e sim não vou sofrer por antecipação…).
O que é certo é que até agora tudo esta a correr lindamente, a cidade continua linda de morte como já habitual…assim como a temperatura que por cá se sente…estão sempre cerca de 40 º…e hoje é o dia que está melhor com uns meros 38º, com vento e sem sol…ou seja quase Inverno em Marrakech…LOLL.
E pronto aqui vai o relato dos acontecimentos diários…
1ºdia (e não se habituem porque a gaja vai ficar mais de 2 meses e não vai escrever sobre todos os dias…a isto chama-se miminho de principiante J )
Chegada cedo ao aeroporto de Lisboa, check-in feito nas calmas…tomar peq.almoço…despedidas difíceis…avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid….ahhhh com uma hora de atraso lá apanhamos o avião para Madrid…chegada a Madrid, e atravessar o aeroporto para apanhar o avião para Marrakech…não sei se vocês tem consciência mas o aeroporto de Madrid é ENORME…aquilo nunca poderia ser perto da cidade…nenhuma cidade tem espaço para aquilo…aquilo até tem METRO lá dentro…sim posso estar a parecer muito pobrezinha mas eu tive de apanhar o metro dentro do aeroporto para continuar dentro do aeroporto…peço desculpa mas fiquei aparvalhada…ou seja leva-se uns meros 24 min do sitio de onde sai do avião até ao novo embarque…e sim são 24 min porque existem sinais a indicar O TEMPO, não a distância…deve ser para ninguém desistir.
Fila para embarcar para Marrakech GRAN …esperamos…esperamos…esperamos…chega a nossa vez e havia um problema (claro esta…não poderia ser de outra forma….) devido aos atrasos as malas dos “tugas” (moi, a minha amiga e mais um casal de puros desconhecidos) só iriam para Marrakech SE CALHAR no voo de final de tarde, e nós tínhamos 2 opções, ou íamos no voo sem as malas e depois íamos de novo ao aeroporto busca-las ou vínhamos ao final da tarde com as malas…claro que esta que “moi e madame MJ” rumamos a Marrakech como se ela fosse ser engolida por um tornado…pois passar a tarde no aeroporto de Madrid não tem cara de ser muito excitante e nem dava para ir a cidade…pois não sei se já referi que aquilo É uma cidade…o outro casal decidiu ficar lá.
Mas a menina, que até tem os seus momentos de glória (e um curso de espanhol tirado no Instituto Espanhol no verão de 2006) esteve a ouvir a “conbersa” telefónica da Sr.ª da Ibéria e a certa altura ouvi que SE CALHAR ainda conseguiam pôr as nossas malas no nosso voo, não disse nada mas combinei com a MJ ir ver se por acaso as malas tinham vindo…E TINHAMMMMMMMMMMM…foi a alegria total…alias foi o jubilo de final da manhã…parecíamos as duas umas crianças…rumamos ao táxi…rumamos a casa…adorei a casa…super simples mas tudo o que necessito…e conheci a minha senhoria…que é uma querida…senhorios de Portugal se fossem assim a vida de todos era bem melhor.
Já em casa, o dia (já eram umas 16h e tal) passou-se que foi um instante…tentar fazer outra coisa que não fosse tomar banho ou beber agua é complicado…mas lá conseguimos entrar no espírito…
2º Dia
Já fomos passear, alias logo no dia seguinte fomos ao Jardim Majorelle…jardins que agora pertencem ao Yves Saint Laurent…a menina M.R. sabia que o senhor YSL vive na mesma cidade que eu? ah pois é…quem tem bom gosto que é???
O jardim é um paraíso, mesmo a pessoa entra e sente-se a levitar…é de sonho!!!
Então como estão? Cheios de saudades não é? Pois que estejam porque eu estou muuuuito bem e não me apetece nada ir embora (e sim não vou sofrer por antecipação…).
O que é certo é que até agora tudo esta a correr lindamente, a cidade continua linda de morte como já habitual…assim como a temperatura que por cá se sente…estão sempre cerca de 40 º…e hoje é o dia que está melhor com uns meros 38º, com vento e sem sol…ou seja quase Inverno em Marrakech…LOLL.
E pronto aqui vai o relato dos acontecimentos diários…
1ºdia (e não se habituem porque a gaja vai ficar mais de 2 meses e não vai escrever sobre todos os dias…a isto chama-se miminho de principiante J )
Chegada cedo ao aeroporto de Lisboa, check-in feito nas calmas…tomar peq.almoço…despedidas difíceis…avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid…. avião para Madrid….ahhhh com uma hora de atraso lá apanhamos o avião para Madrid…chegada a Madrid, e atravessar o aeroporto para apanhar o avião para Marrakech…não sei se vocês tem consciência mas o aeroporto de Madrid é ENORME…aquilo nunca poderia ser perto da cidade…nenhuma cidade tem espaço para aquilo…aquilo até tem METRO lá dentro…sim posso estar a parecer muito pobrezinha mas eu tive de apanhar o metro dentro do aeroporto para continuar dentro do aeroporto…peço desculpa mas fiquei aparvalhada…ou seja leva-se uns meros 24 min do sitio de onde sai do avião até ao novo embarque…e sim são 24 min porque existem sinais a indicar O TEMPO, não a distância…deve ser para ninguém desistir.
Fila para embarcar para Marrakech GRAN …esperamos…esperamos…esperamos…chega a nossa vez e havia um problema (claro esta…não poderia ser de outra forma….) devido aos atrasos as malas dos “tugas” (moi, a minha amiga e mais um casal de puros desconhecidos) só iriam para Marrakech SE CALHAR no voo de final de tarde, e nós tínhamos 2 opções, ou íamos no voo sem as malas e depois íamos de novo ao aeroporto busca-las ou vínhamos ao final da tarde com as malas…claro que esta que “moi e madame MJ” rumamos a Marrakech como se ela fosse ser engolida por um tornado…pois passar a tarde no aeroporto de Madrid não tem cara de ser muito excitante e nem dava para ir a cidade…pois não sei se já referi que aquilo É uma cidade…o outro casal decidiu ficar lá.
Mas a menina, que até tem os seus momentos de glória (e um curso de espanhol tirado no Instituto Espanhol no verão de 2006) esteve a ouvir a “conbersa” telefónica da Sr.ª da Ibéria e a certa altura ouvi que SE CALHAR ainda conseguiam pôr as nossas malas no nosso voo, não disse nada mas combinei com a MJ ir ver se por acaso as malas tinham vindo…E TINHAMMMMMMMMMMM…foi a alegria total…alias foi o jubilo de final da manhã…parecíamos as duas umas crianças…rumamos ao táxi…rumamos a casa…adorei a casa…super simples mas tudo o que necessito…e conheci a minha senhoria…que é uma querida…senhorios de Portugal se fossem assim a vida de todos era bem melhor.
Já em casa, o dia (já eram umas 16h e tal) passou-se que foi um instante…tentar fazer outra coisa que não fosse tomar banho ou beber agua é complicado…mas lá conseguimos entrar no espírito…
2º Dia
Já fomos passear, alias logo no dia seguinte fomos ao Jardim Majorelle…jardins que agora pertencem ao Yves Saint Laurent…a menina M.R. sabia que o senhor YSL vive na mesma cidade que eu? ah pois é…quem tem bom gosto que é???
O jardim é um paraíso, mesmo a pessoa entra e sente-se a levitar…é de sonho!!!
Vou fazer um post sobre ele e depois ponho
No Jardim Majorelle encontramos o casal de “Tugas” que tinha decidido ficar no aeroporto de Madrid esperando pelas maletas…pois as malas deles afinal vieram no voo certo (tal como as nossas) e eles em Madrid…bonito hã??!
O casalinho já estava recomposto do fantástico início de férias que lhes tinha sido apresentado pela espanholita simpática da Ibéria J
Tenho um hipermercado “MARJANE” relativamente perto de casa, cerca de 20 min a pé ou 70 cents de táxi…lol…primeira vez fui a pé…como garota forte que sou…e até se faz bem noutra hora que não a que escolhi (rondava as 14h…LOLLL) …pois que tem de tudo…um hipermercado com todas as marcas e mais umas quantas árabes…tem mcdonald´s, Women´s Secret, Springfield and soo on… tem 2 stands de automóveis, e tem uma gasolineira…mais importante TEM AR CONDICIONADO….ou seja o paraíso sobre Marrakech…
Claro que parei para comprar uma garrafa de “Sidi Ali” quando fui a pé para o supermercado e o rapaz bastante simpático começou a meter conversa comigo, de onde era, se era casada, etc. etc. etc.…ate que me perguntou se eu não tinha uma irmã ou uma amiga assim como eu…gaja que é gaja acha piada…e pronto foi assim…o moço queria casar mas não conseguia arranjar moçoila…por isso “tugas” solteiras…já sabem…o moço é novo ronda os 25 aninhos…tem um café (giro acredite…o café o moço já é discutível) e quer casar… a madrinha tenho de ser eu, ok?
Estão cá beaucoup de estrangeiros como devem de imaginar, e esta semana ainda por cima é o FESTIVAL DE ARTES POPULARES DE MARRAKECH…não sei se sabem mas todas as cidades de Marrocos tem um Festival Cultural…é uma grande tradicional e tem uma qualidade invejável com grandes artistas internacionais e muuuita divulgação das tradições marroquinas…
Dicas sobre marrakech:
Tragam todo e qualquer tipo de produtos de higiene que vos passe pela cabeça, não porque cá não existam…porque existem igualzinho a Portugal, mas porque as probabilidades de vocês morrem com o vosso próprio cheiro a suor antes de chegarem a um mercado é enorme ( já basta ter de levar com o cheiro de certos Marrakechi) …toalhitas humedecidas…desodorizante...protector solar…creme hidratante…sei lá que mais…
Meninas do meu coração, dica para os taxistas não se meterem com vocês…eles são pessoas simpáticas e gentis (claro que tem de combinar o preço da viagem antes de entrar no táxi, não sejam enganados acordem logo o preço ou perguntem se eles tem contador…entrar á toa no táxi nunca ) mas como marroquino que são tem sempre algum amigo ou familiar que iria adorar casar com vocês, a minha dica…digam que são casados…e que com um marroquino ( se dizem que são casadas com um estrangeiro as perguntas que se seguem são do género, “mas ele deixou-a vir sozinha?” ou “onde ele está?”…assim fica logo tudo arrumado…CASADAS COM UM MARROQUINO E QUE TEM UM FILHO PEQUENINO…é certo e sabido que os gajos assim ficam doces doces…a coisa quando mete filhos é a sério…claro que podem sempre dar asas a vossa imaginação mas mantenham isto como base…se vos sai que não tem filhos levam uma ensaboadela de que os filhos são a alma do casamento, que são a essência da vida e assim…
Se forem na rua as motas e carros vão apitar…não contem com outra coisa…e os gajos de mota ou a pé mandam sempre um “bonjour…” e ficam muito chateados senão respondes…mandas um “bonjour” também e fica tudo bem…não se preocupem…eles são mansos…são super calmos e não se conhecem incidentes graves em Marrocos…se ninguém lhe ligar eles não se metem e respeitam…acreditem a mim que estou cá e ando na rua como Marroquina…eles tanto se metem connosco como com as de cá…o que eles gostam mesmo é de meter conversa para saber de onde somos, como são as coisas no nosso país…etc…
Venham preparados para beber muita água, e andem sempre com uma garrafa…o calor que se sente é muito e o risco de desidratação para os estrangeiros é enorme…a agua é barata (nos supermercados e cafés minha gente, ponham-se a comprar agua nos grandes hotéis e quero ver…) por isso mais vale prevenir que remediar…mas beber agua faz bem minha gente J
Voltando á minha senhoria, acho que a senhora me adoptou, e eu gosto da ideia…acho também que ela pensa que eu sou chique…é normal a Muna (uma rapariga que a senhora adoptou mesmo a sério) traz-me comida cá a cima…comida da boa é certo…comidinha marroquina até faz o estômago dar voltinhas de alegria…ah e traz cházinho também…tudo bem que a menina não sabe cozinhar maravilhosamente mas safa-se…não vai deixar de comer…mas pronto a intenção é das melhores eu sei e sinceramente agradeço imenso…pois a comida é mesmo boa J
Sexta-feira, espera-nos um grande dia, a Kanza ( a minha senhoria) vai ensinar-nos a fazer couscous e vamos almoçar todos juntos, vai ser a loucura…prometo tirar fotos para depois mostrar..aprés dos couscous vamos fazer um “Hammam”…e deixem-se de pensamentos ordinários que isto é um tradicional banho marroquino (ou árabe…ainda não sei muito bem), não vos sei contar muitos pormenores pois irá ser o meu 1º Hammam mas pelo que se ouve é uma espécie de banho relaxante, banho este que tem vapores como uma sauna e também tem massagens…pois que mais pormenores contarei brevemente…depois do hammam irá ser a melhor parte do dia…vamos a casa de uma vizinha fazer henna (vejam nos posts anteriores senão souberem o que é)…vai ser bem fixolas, pensa a menina de que.
As pessoas aqui no bairro já me conhecem, vão começando a cumprimentar o que é fantástico…os taxistas ficam todos satisfeitos quando percebem que eu moro numa zona marroquina em vez de estar num grande hotel ou assim…a zona é fixe é perto do colégio WADAHAB…comparativamente a Lisboa é perto da Cidade Universitária LOLLL…moro numa perpendicular a uma grande avenida, logo tenho tudo pertinho de casa…a zona é sossegada, tendo em conta que estamos em Marrakech é uma zona sem muito barulho, apenas o normal de qualquer bairro.
Moro perto de uma das milhares mesquitas que existem em Marrakech…logo oiço os chamamentos para reza…mas ouve-se e convive-se com eles sem problemas…faz parte do enquadramento e do cenário!
Ufaaaaa….chegamos ao fim deste post…sei que exagerei mas acreditem que não vos contei 1/3 do que podia…em breve vou por fotos e mais noticias…
Tomem conta de “vocemeces” e vão dando noticias também…
2 comentários:
Estou mortinha por ver as fotos... agora que entro de férias quero ter o que ler nos blogs dos outros, já que os meus vão andar meio mortos!! =D Não sabia desse truque de dizer que somos casadas... isso tinha-me dado um jeitão!! E o trânsito aí é calminho ou é tudo histérico como na Tunísia e se puderem atropelam-te assim que podem?? Os taxis tb são amarelos?? Também te perguntam pelo Cristiano ronaldo e pelo bacalhau com batatas?? Estes são pormenores pequenos mas que ficam na memória de qq um!! =D Bjs e diverte-te.
ole, pois o transito deve de ser igualmente de doidos...e e certinho e direitinho vir o cristiano ronaldo ao de cima a o figo...do bacalhau ainda ninguem me falou, ja falaram foi do vinho do porto LOLLL...isto num pais muçulmano e o max...sao peq coisas q nos fazem apaixonar ainda mais ;) desculpa os erros e afins mas os teclados sao franceses...hehe;
Enviar um comentário